Por que destruimos o nosso próprio solo?
Entenda.
Cientificando-13 de Setembro de 2022
"Uma nação que destrói o seu solo, destrói á si mesma." Embora seja antiga a frase de Franklin Roosevelt, 32º presidente dos Estados Unidos, hoje ainda continuamos á destruí o nosso próprio solo. Além disso, destruimos nossa principal fonte de recursos, porque é do solo onde retiramos nossos alimentos e matérias primas para atender as necessidades humanas.
No Brasil, a poluição do solo é um dos principais problemas ambientais. Dentre os motivos estão a alta ulização de agrotóxicos contra pragas e doenças em plantações e da produção de lixo.Segundo o IBGE, "No Brasil são produzidos cerca de 220 mil toneladas de lixo. Do total, apenas quatro mil toneladas são encaminhadas para as coletas seletivas. Interessante notar que cerca de cinquenta mil toneladas de resíduos ficam em céu aberto, prejudicando a saúde de indivíduos e do ambiente.''
Quais as principais causas?
Falando de modo geral, , detergentes, lâmpadas, componentes eletrônicos, tintas, gasolina, diesel e óleos automotivos, coisas que conhecemos são poluentes. Além disso, lixo doméstico, esgoto e resíduos sólidos industriais prejudicam a terra, além de produzirem gases tóxicos e chuva ácida (a qual também se infiltra no solo).
Quais as principais conseguências?
As principais consequências da poluição do solo são a perda da fauna, a destruição de formas de vida da terra para plantação e a contaminação da água. A poluição que se infiltra transmite doenças como infecundidade, hipersensibilidades alérgicas, bem como disfunção hepática e renal ou até câncer e prejudica a retirada de alimentos nutritivos.
Comentários
Postar um comentário